O que é impressão 4D?

Com certeza você já ouviu falar em impressão 3D. Com a popularidade das impressoras 3D, é quase impossível não ouvir falar dessa nova tecnologia, que imprime casas, próteses e outros objetos, inclusive alimentos.
Mas você já ouviu falar em impressão 4D? Não, não está em uma realidade alternativa, não está relacionado a buracos negros ou algo assim. Na verdade, a impressão 4D é mais fácil do que você pensa.

O QUE É IMPRESSÃO 4D?

A impressão D é derivada da impressão 3D. Eles são basicamente materiais impressos em 3D que mudarão de forma mais tarde. É como se os materiais evoluíssem com o tempo, respondendo ao ambiente ao qual estão submetidos. É este efeito que fornece a quarta dimensão, ou seja, o tempo é a quarta dimensão. Alguns exemplos de fatores que desencadeiam mudanças são água, temperatura, corrente e vento.

DESENVOLVIMENTO DA IMPRESSÃO 4D

Deve-se notar que a impressão D não é nova e não foi descoberta recentemente. Os cientistas vêm estudando isso há alguns anos. A ideia é que, no futuro, a impressão D permita, por exemplo, que uma prótese ou vestimenta se adapte às mudanças do corpo humano (como um fator de crescimento), reduzindo assim a necessidade de substituição. A pesquisa evolui com o avanço de outras tecnologias, como softwares e computadores. Na tradição dos chamados materiais “inteligentes”, podemos citar desde um termostato antigo, onde dois materiais com diferentes taxas de expansão acionavam uma agulha dependendo da temperatura, até ligas ou polímeros com memória de forma.

VOCÊ PODE IMPRIMIR D EM CASA?

Embora esta seja uma ideia relativamente realista, ainda não é possível imprimir tudo em 4D com uma impressora 3D doméstica. Esse tipo de impressão era feito, até então, em laboratórios de pesquisa. Uma das partes complicadas também é o material que será usado. Os materiais inteligentes são caros e já possuem propriedades definidas. Muitos laboratórios de pesquisa de impressão 4D também estão trabalhando em novos materiais que podem ser usados no processo. É fundamental que respondam corretamente aos estímulos propostos.

IMPACTO DA IMPRESSÃO 4D

Embora ainda pouco desenvolvida, a impressão 4D pode ter um enorme impacto no mercado de tecnologia. Entre os beneficiários estão praticamente todos. Além dos usuários de próteses, pense no impacto de não precisar comprar tênis e roupas infantis periodicamente, pois os itens poderão acompanhar o desenvolvimento do corpo. Assim, impactará uma cultura de consumo exagerado, reduzirá o desperdício e contribuirá para um desenvolvimento mais sustentável. Por exemplo, também haverá impacto na indústria e na construção. Na Austrália, houve pesquisas relacionadas à criação de válvulas impressas em 4D. Pode fechar ou abrir dependendo da temperatura da água ao seu redor. Detalhes: a pesquisa não é recente.
Assim, espera-se que a impressão 4D em breve se torne mais comum e mais acessível. No entanto, pode-se destacar que a impressão 3D, embora tenha ganhado popularidade recentemente, surgiu há mais de 30 anos. Dado o nível atual de tecnologia, esperamos que a impressão 4D leve menos tempo para se espalhar, embora ainda tenha um longo caminho a percorrer.

 2 total views

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*