Castelo Rá-Tim-Bum e mais 9 clássicos infantis da TV Cultura

 12 total views


Entregando conteúdo de alta qualidade para crianças em todo o Brasil, TV Cultura consolidou-se como desenvolvedora e também distribuidora de produções educativas, todas elas repletas de temas lúdicos. Entre meados da década de 1980 e o final dos anos 2000, inúmeros programas se tornaram clássicos da rede.

Nesse contexto, é possível destacar animações, séries ficcionais e outros produtos audiovisuais cujos roteiros trazem consigo inúmeros ensinamentos, citações de artistas de diversas naturezas e curiosidades sobre a vida moderna.

Quer relembrar alguns desses programas? Confira-os logo abaixo!

10. Castelo Rá-Tim-Bum

(TV Cultura/Reprodução)(TV Cultura/Reprodução)Fonte: TV Cultura

Criado por hambúrguer de cachorro, a série se tornou um marco para a TV Cultura, tendo em vista que em seu lançamento e transmissão atual, a emissora atingiu grandes picos de audiência. Por esse motivo, mais episódios foram encomendados entre 1994 e 1997.

Personagens icônicos se tornaram ícones da cultura popular brasileira, incluindo Nino (Cássio Scapin), Pedro (Luciano Amaral), Biba (Cinthya Rachel), Zequinha (Freddy Allan), Celeste, Morgana (Rosi Campos), Tíbio (Flávio de Souza), Perônio (Henrique Stroeter), Doutor Abobrinha (Pascoal da Conceição), Penélope (Angela Dippe), Etevaldo (Wagner Bello) e Bongo (Eduardo Silva).

9. Confissões de adolescentes

(TV Cultura/Reprodução)(TV Cultura/Reprodução)Fonte: TV Cultura

Com Maria Mariana, Georgiana Góes, Dani Valente e Deborah Secco, Confissões de Adolescente é uma das séries desenvolvidas pela diretora Daniel filhojunto com os roteiristas Euclydes Marinho, Maria Helena Nascimento, Domingos de Oliveira e Patrícia Perrone, que também escreveram novelas ao longo dos anos.

A trama explora a rotina de quatro adolescentes, entre dilemas relacionados à idade e a ideia de amadurecimento.

8. Teatro de Contos de Fadas

(CBS/Fox/Reprodução)(CBS/Fox/Reprodução)Fonte: CBS/Fox

Contando com a atriz Shelley Duvalltambém famoso por protagonizar O Iluminado, de Stanley Kubrick, na apresentação das histórias, o Teatro dos Contos de Fadas teve vários episódios transmitidos pela TV Cultura, principalmente no início dos anos 2000.

Histórias clássicas como Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e Branca de Neve são exploradas sob uma nova luz. Até o cineasta Tim Burton dirigiu um dos episódios.

7. Os Sete Monstrinhos

(Nelvana/Reprodução)(Nelvana/Reprodução)Fonte: Nelvana

Desenvolvido a partir dos livros de Maurice Sendaka animação conta a história de uma mãe solteira e seus sete filhos: todos nomeados em ordem crescente de nascimento.

Cada um dos monstrinhos tem suas particularidades e constrói sua personalidade em torno das aventuras diárias que vive ao lado dos irmãos.

6. O Ursinho

(Nelvana/Reprodução)(Nelvana/Reprodução)Fonte: Nelvana

Outra série derivada de uma obra de Sendak é O Ursinho, cujos episódios curtos cativaram inúmeras crianças desde seu lançamento.

Exibida em diversos momentos na TV Cultura, a animação traz à tona uma família de ursos, ao lado de outros animais como o Gato, a Galinha, a Pata e a Coruja. Vale a pena mencionar que escritora Suzanne Collins, famosa mundialmente por escrever a trilogia Jogos Vorazescolaborou com o programa em alguns episódios.

5. X-Tudo

(TV Cultura/Reprodução)(TV Cultura/Reprodução)Fonte: TV Cultura

Criado em 1992, o programa em questão teve seu formato idealizado por Maisa Zakzuk. No elenco, Fernanda Souza, Rafael Barioni, Norival Rizzo, Marcelo Mansfield e Raquel Barcha participaram de diversos episódios, em meio a roteiros educativos, receitas culinárias e divulgação científica com abordagem mais lúdica.

Além disso, o programa também contou com a apresentação de notícias sobre diversos assuntos, curiosidades sobre truques de mágica e circo, além de reportagens interativas.

4. Ruperto

(ITV/Reprodução)(ITV/Reprodução)Fonte: ITV

Outro desenho que também fez bastante sucesso na TV Cultura é Rupert, que narra as aventuras de um urso branco muito perspicaz e com faro aguçado para resolver mistérios inexplicáveis.

A série consiste em uma coprodução entre Canadá, França e Reino Unido, sendo criada a partir da personagem de quadrinhos Mary Tourtel.

3. Mundo da Lua

(TV Cultura/Reprodução)(TV Cultura/Reprodução)Fonte: TV Cultura

Quando Lucas Silva eSilva (interpretado por Luciano Amaral) usava seu gravador de voz para relatar suas aventuras imaginárias, crianças de todo o Brasil ficavam paralisadas na frente da televisão para acompanhar essas divertidas aventuras.

No elenco da série, estiveram renomados atores veteranos, como Antonio Fagundes, Gianfrancesco Guarnieri, Mira Haar, Denise Fraga e Laura Cardoso. A cineasta Anna Muylaert foi responsável pelo roteiro de vários episódios.

2. Ra Tim Bum

(TV Cultura/Reprodução)(TV Cultura/Reprodução)Fonte: TV Cultura

Antes mesmo da estreia de Castelo Rá Tim Bum, outro programa com o mesmo “sobrenome” marcou a infância de muita gente. Da experiência dos filhos de uma família que ligou a televisão para acompanhar um programa cheio de variedades.

com incontáveis pinturas clássicas como a Aula do professor Tibúrcio (Marcelo Tas) e Sente-se, aqui vem a históriaa abertura tornou-se referência em diversos contextos, principalmente por consistir em um plano-sequência que mesclava animação com atuação livre.

1. Cocoricó

(TV Cultura/Reprodução)(TV Cultura/Reprodução)Fonte: TV Cultura

Para fechar a lista, é preciso citar o grupo de Júlio da Gaita, que mora em uma fazenda no interior do Brasil. No Cocoricó, os personagens interagem em um microcosmo rural, no qual galinhas, cavalos, vacas e outros animais são os verdadeiros protagonistas. Músicas variadas e também muito educativas marcaram a exibição do programa na TV Cultura.

Gostou do conteúdo? Então fique ligado aqui no Minha Série para mais dicas incríveis como essas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*